Innovación en equipos de Rayos X Odontológicos

Notícias

25/09/2013 voltar

Adultos buscam a Ortodontia

Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2013/09/20/adultos-buscam-a-ortodontia/
Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2013/09/20/adultos-buscam-a-ortodontia/
Ter um sorriso bonito não é direito apenas das crianças ou adolescentes. Adultos que aderem aos aparelhos ortodônticos já são bastante comuns em nossa sociedade.

Segundo o especialista Dr. Luciano da Silva Carvalho, presidente da Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), esse público aumentou, pois o tratamento ficou mais acessível e eficiente. “Houve uma evolução muito grande no material utilizado nos aparelhos dentários, propiciando um tratamento menos agressivo à movimentação dos dentes e ao periodonto de sustentação”.

O Dr. Luciano explica que, por volta dos anos 1960 a 70, os aparelhos eram caros e pouco acessíveis a grande parte da população. Esse era um dos motivos, por que, os adultos de hoje não procuraram, naquela época, corrigir eventuais problemas estéticos da dentição. “Geralmente, a maioria dos pacientes procura tratamento porque está insatisfeita com a estética dos dentes”, comenta.

Porém, o aspecto que mais os impulsiona a procurar a Ortodontia é a longevidade. A autoestima deu um grande salto, já que as pessoas passaram a viver mais e, consequentemente, a preocupação com a estética acabou se prolongando durante a fase adulta.

“A própria sociedade desenvolvida é mais conscientizada sobre o valor e a importância de ter uma dentição saudável ao longo da vida”, diz o ortodontista.

Tratamento
A principal função do tratamento ortodôntico é corrigir a ‘mordedura do paciente’, devolvendo a saúde ao sistema estomatognático.

O avanço da Odontologia propiciou o aperfeiçoamento de diversos tipos de aparelhos. Há um público que aceita melhor o fixo metálico, ou o transparente, que é produzido a partir da cerâmica ou safira. Existe, também, a técnica lingual, colocado pelo lado interno dos dentes, e os alinhadores – placas transparentes conhecidas como Invisalign (linha invisível).

“O Invisalign é o tratamento do século XXI no Brasil. Ele teve início de seu desenvolvimento no final do século passado nos Estados Unidos. Então, com esse progresso na área, muitos adultos se motivaram a colocar os dentes em posição correta, já que eles são praticamente invisíveis” explica o Dr. Luciano.

O custo dos aparelhos é variado, mas já está mais acessível ao bolso dos brasileiros, por conta do aumento do número de profissionais atuando na área da Ortodontia e, consequente, barateamento do material utilizado. “Quanto melhor a formação científica e maior a habilidade do dentista, o resultado do tratamento provavelmente será cada vez melhor e os objetivos mais atingidos. É importante procurar um profissional habilitado, ou seja, um especialista”, diz.

Em comparação com as crianças ou adolescentes, o procedimento em adultos responde mais lentamente, já que o osso de suporte é mais calcificado. Podemos afirmar que, em média, a duração de um tratamento ortodôntico é em torno de 24 a 30 meses, podendo este diminuir ou aumentar, dependendo da gravidade do caso e da colaboração. “Muitas vezes o tratamento acaba sendo longo, mas acaba evitando extrações de dentes permanentes” conta.

Benefícios
A Ortodontia auxilia, principalmente, no equilíbrio funcional entre as arcadas superior e inferior e o sistema bucal. A mordedura em posição correta contribui para o bom funcionamento da articulação temporomandibular (ATM).

“Os dentes desalinhados e com falta de engrenamento acabam sobrecarregando esta articulação, podendo causar dores de cabeça, enxaquecas, mal-estar, zumbidos no ouvido e os famosos estalidos (cliques na ATM) durante a abertura e fechamento da boca”, finaliza o especialista.

Fonte: Odontomagazine