Innovación en equipos de Rayos X Odontológicos

Notícias

05/02/2014 voltar

Atenção à saúde bucal

Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2014/01/22/atencao-a-saude-bucal/
Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2014/01/22/atencao-a-saude-bucal/
Por ser a principal porta de entrada no organismo, a boca está constantemente exposta aos processos infecciosos e traumáticos. Mas, além de ser afetada por diversas doenças, ela também pode denunciar a presença delas. Segundo o dentista Mario Kruczan, membro da Sociedade Francesa de Periodontia, a boca funciona como espelho do organismo, sendo capaz de denunciar sintomas de diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade, osteoporose, distúrbios reumáticos e até mesmo o câncer. “Por isso, a Odontologia está vinculada, cada vez mais, a especialidades que atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças”, explica.

Diferente do que muitos acreditam, a cavidade bucal não funciona apenas como único alvo. Infecções crônicas da gengiva, por exemplo, podem danificar outros órgãos como fígado e rins. A solução para descobrir e tratar desses problemas são os check-ups anuais. Os exames odontológicos de rotina são importantes no que se refere aos dentes e gengivas, como também a uma avaliação mais abrangente. Neles, o dentista observa as mucosas, língua, céu da boca, articulações e pescoço, na procura de gânglios ou pequenos nódulos. Além disso, o profissional busca conhecer a história de doenças pré-existentes, tratamentos e medicações utilizadas para, então, montar o histórico odontológico do paciente.

As recomendações para prevenir e tratar doenças que envolvem – de forma direta ou indireta – a área bucal são simples. De acordo com Kruczan, o primeiro passo é o autodiagnostico, onde o próprio paciente constata se há sangramento gengival, mau hálito, feridas que não cicatrizam. Outro passo importante é investir na higienização bucal instruída pelo dentista, como a limpeza da língua e dos aparelhos ou próteses. O cuidado com a saúde bucal somado a visitas regulares ao dentista devem se tornar algo obrigatório para quem busca aumentar a qualidade de vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa