Innovación en equipos de Rayos X Odontológicos

Notícias

12/03/2014 voltar

Da saúde à estética

Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2014-02-da-saude-a-estetica-12440
Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2014-02-da-saude-a-estetica-12440
"O sorriso é o seu cartão de visitas" diz o ditado popular. E a busca por um sorriso bonito se tornou uma preocupação para os brasileiros, que têm investido cada vez mais na saúde bucal e na estética. Segundo o dentista Henrique Taniguchi, nos casos onde há a necessidade de fazer um implante dentário, o paciente une dois resultados importantes: uma melhor função mastigatória e também a questão estética, já que ter um sorriso completo muda muito a autoestima de quem sorri.

"O implante dentário é como uma raiz dental artificial em forma de parafuso, confeccionado em titânio, instalado por processo cirúrgico no osso maxilar ou mandibular nas regiões com perdas dentárias. Ou seja, um procedimento que tem uma taxa de rejeição baixíssima - cerca de 3% dos casos. Além disso, no caso do implante de carga imediata, uma das técnicas mais desejadas hoje em dia, a prótese pode ser posta em até 48 horas após a colocação do implante, proporcionando grande satisfação aos pacientes pelos rápidos resultados", explica o dentista Dr. Henrique Taniguchi, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USP, Mestre em Implantodontia - SLM/SP, Professor do curso de especialização em Implantodontia (Orthoplace), Professor e Integrante da equipe de cirurgia dos cursos do Instituto Lenza, e sócio do CCO - Centro de Cirurgia Oral.

Depois de cuidar da saúde bucal - limpeza, cáries, canal e até implantes dentários -, muitos pacientes partem para uma segunda etapa: a questão estética. "Temos muitos pacientes que ficaram mais cuidadosos e vaidosos em relação aos dentes depois que deram atenção à saúde bucal, tanto que o pedido para fazer clareamento sempre surge depois de um implante. Ter todos os dentes, um sorriso completo, estimula a busca por dentes mais brancos. E, claro, melhora e muito a autoestima. Muitos pacientes já relataram que investir no implante e no clareamento mudou sua relação com as outras pessoas e a sua própria vida", conta Henrique Taniguchi.

Clareamento
Existem duas opções de processos que oferecem uma tonalidade mais branca aos dentes: o clareamento caseiro e a laser (LED). O primeiro é feito com gel de peróxido de hidrogênio, uma espécie de água oxigenada, em moldeiras, durante de duas a três horas por dia, em casa, durante um período estabelecido pelo dentista. Já o laser é feito no consultório do profissional de Odontologia, também com gel, que é ativado com ou sem o LED.

"O resultado do clareamento é semelhante nos dois casos, ou seja, a duração varia entre um e dois anos. No caseiro, tiramos o molde para a confecção da moldeira  e indicamos o gel clareador, quantidade e tempo que deve ser usado. A vantagem é o custo, menor que o laser, com um resultado efetivo", explica Dr. Henrique Taniguchi.

Facetas de porcelana
Até mesmo as facetas de porcelana, muito procuradas por garantirem um sorriso moldado e perfeito, também podem ser adequadas ao implante. As lâminas são coladas no esmalte dos dentes como uma unha postiça e, em poucas horas, é possível esconder falhas, aumentar o tamanho e ocupar espaços vazios entre os dentes. Colocadas de acordo com um mapeamento via software dos traços do rosto do paciente para que haja harmonia após o tratamento, as facetas são uma das opções mais buscadas pelos artistas assim como o clareamento.

"O sorriso, além da beleza, expressa alegria, bem-estar e passa uma energia boa a quem o recebe, fazendo bem a quem recebe sem tirar nada do doador", ressalta Dr. Henrique Taniguchi. "Além disso, um sorriso descontraído é uma das maneiras usadas pelo organismo para liberar endorfina, hormônio do relaxamento e prazer que faz muito bem para sermos felizes. Logo, preocupar-se com ele é estar atento à saúde e ao bem-estar", completa.

Fonte: Assessoria de Imprensa