Innovación en equipos de Rayos X Odontológicos

Notícias

26/02/2014 voltar

Mercado ilegal

Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2014-02-mercado-ilegal-12424
Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2014-02-mercado-ilegal-12424
Importante problema de saúde pública, a venda de materiais ortodônticos para leigos vêm sendo denunciada com insistência pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP). Em grandes cidades, como São Paulo, tornou-se comum ver vendedores ambulantes comercializando livremente borrachinhas coloridas, arame, cola, braquetes e fios ortodônticos para incautos, que utilizam tais itens como modismo.

Por sua gravidade, o problema motivou reunião de emergência, em 19 de fevereiro, entre CROSP e as empresas dentais, para a definição de ações conjuntas para coibir a irregularidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também demostra preocupação. Na manhã de hoje, dia 21, o diretor-presidente Dirceu Brás Aparecido Barbano entrou em contato com o CROSP, atendendo a um pedido de audiência do próprio Conselho e dispondo-se a abrir um espaço em sua agenda na próxima semana, para uma pauta centrada na procura de solução para a questão.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo já aceitou o convite, com a esperança de que providências imediatas sejam tomadas pelas autoridades competentes. É importante destacar que os fios ortodônticos servem para "guiar" os dentes para uma posição desejada e também para produzir a força necessária ao movimento dos dentes. Igualmente, o uso errado deste material, como já exposto, poderá ser a principal causa da perda dentária e demais prejuízos bucais

Fonte: CROSP