Innovación en equipos de Rayos X Odontológicos

Notícias

27/11/2013 voltar

Reabilitação oral

Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2013/11/21/reabilitacao-oral-3/
Imagem retirada de http://www.odontomagazine.com.br/2013/11/21/reabilitacao-oral-3/
A reabilitação oral é uma área da Odontologia que se apropria de uma série de procedimentos, realizados por uma equipe multidisciplinar, para recuperar a saúde dental do paciente.

O cirurgião-dentista Rogério Marcondes, diretor da Dental Esthetic Center e presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, alerta para a necessidade de acompanhamento e análise individual, de cada paciente, na hora de optar pelo método ideal.

A reabilitação oral é recomendada a todos os pacientes que possuem perda dental ou de tecido bucal, e que desejam modificar a estética ou estrutura da boca. Os procedimentos podem ser realizados a partir do momento em que a dentição definitiva já estiver completa, o que ocorre por volta dos 14 anos.

Antes de serem submetidos a qualquer tratamento, os pacientes devem passar por alguns exames: clínico, radiológico e tomográfico. Um software, conhecido como DSD, realiza uma análise digital, que complementa o estudo do quadro. Para Marcondes, uma análise meticulosa é fundamental para que a reabilitação oral atenda às necessidades de cada paciente.

“Implantes, próteses e restaurações: todos são componentes da reabilitação oral. Não é possível destacar uma técnica em específico, todas têm se modernizado e o resultado ideal depende do estado clínico de cada pessoa”, afirma o especialista.

Segundo Marcondes, a execução do processo pode ser um pouco demorada e a parte cirúrgica requer cuidados. Porém, uma vez findados os procedimentos, o paciente volta a comer e a sorrir normalmente, retomando a sua vida social.

Fonte: Odontomagazine