Gengivite e gravidez

Mas, o que muita gente não sabe é que, também faz parte do pré-natal, o cuidado com a saúde bucal. A gengivite é um problema que, se não tratado da forma correta, pode ocasionar complicações na gestação, podendo causar até o parto prematuro.
A dentista Márcia Casella explica a situação: “a causa direta da gengivite é a formação da placa, que é uma película de bactérias que se acumula na gengiva e nos dentes. Se essa placa não for removida, este acúmulo poderá gerar a produção de toxinas que acabam irritando a gengiva”.
Segundo a especialista, estas toxinas penetram na mucosa oral e caem na corrente sanguínea. “Como a corrente sanguínea passa por todo corpo, as toxinas se fixam também na placenta, e como forma de ‘defender o feto’, o organismo acaba por tentar fazê-lo nascer antes da hora, ou seja, acaba ocorrendo o parto prematuro”, completou.
As recomendações da dentista Márcia Casella para a prevenção desse e de outros tipos de doenças que atingem a boca são simples: sempre escovar os dentes e ter o cuidado de passar o fio dental, além de visitar frequentemente o dentista.
Fonte: Odontomagazine, escrita por Márcia Casella